O que é anestesia?

é o ato de suprimir os estímulos dolorosos através de um medicamento anestésico.

Qualquer pessoa pode tomar anestesia?

Anteriormente á anestesia, a pessoa deve responder a um breve questionário de saúde, que determina o risco anestésico e cirúrgico. Com base nas
respostas do paciente, o profissional saberá determinar se ela está apta a submeter-se a tratamento odontológico com anestesia.

Existe contra-indicação?

Sim, e elas podem estar relacionadas ao agente anestésico.

Uma pessoa com 70 anos também pode tomar anestesia?

Com o passar da idade, muitas alterações podem aparecer, as quais podem contra-indicar ou não o procedimento. Em alguns casos ele é encaminhado ao médico e, após a sal autorização o procedimento de anestesia pode ser realizado.

Existe risco de choque anafilático?

Sim, porém é muito pequeno, uma vez que as respostas ao questionário de saúde orientam o profissional sobre o possível risco de choque anafilático.

Quais são os tipos de anestesia?

De uma maneira bem abrangente, a anestesia pode ser local ou geral. A anestesia local é administrada pelo cirurgião – dentista no próprio consultório. A geral deve ser feita pelo médico anestesista em hospital ou clínicas apropriadas.

Por que, ás vezes, a anestesia demora mais para passar?

Provavelmente devido ao tipo de tratamento realizado. O profissional irá escolher o tipo de técnica, a quantidade e o medicamento. Nesse caso, quando o procedimento é simples, geralmente a anestesia passa rapidamente, ao contrário do que acontece em procedimentos longos, nos quais o profissional necessita de maior quantidade de anestésicos.

Qual é a quantidade máxima de anestésico que se pode tomar?

Geralmente, os medicamentos são feitos para, em média serem administrados 10 tubetes de anestésico em dose de segurança.

Como eu posso tomar uma anestesia sem dor?

Quando se pensa em anestesia, a primeira lembrança é o desconforto devido a picada da agulha, mas isso não mais ocorre. Hoje, com os cuidados pré-anestésicos que envolvem desde a utilização de medicamentos tranqüilizantes até o uso de anestésico tópicos fortes, o incomodo do procedimento de anestesia diminui muito, chegando a não ser notado, dependendo da relação de confiança entre o paciente e o profissional.