Você tem mau hálito ?

Se este é seu caso, você não está sozinho. Estima-se que 60% das pessoas sofrem (pelo menos ocasionalmente) com este problema. E o mais grave, é que a maioria das pessoas nem sabem disso. Aqui você encontrará perguntas e respostas objetivas que o ajudarão a saber mais sobre este assunto que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Dúvidas mais freqüentes:

1. Como saber se o mau hálito é problema de estômago?

Ao contrario do que diz a crença popular, a principal causa do mau hálito não está em nosso estomago, Em 85% dos pacientes com mau hálito, a origem é bucal. Raramente fonte gástrica.

2. Quais são as causas do mau hálito?

Doença periodontal

Gengivite é o nome dado a inflamação das gengivas. A doença periodontal ocorre quando o osso abaixo da gengiva é destruído. A gengivite ocorre quando a placa bacteriana se acumula ao redor dos dentes e não é adequadamente removida. Em alguns casos, as gengivas ficam inflamadas, inchadas doloridas, e até mesmo sangram quando do uso ou do fio dental. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o sangramento gengival, mesmo que ocasional, não é normal.

Quanto mais a placa se acumula, mais camadas de tártaro são formadas. Com o progresso dessa doença, esses depósitos fazem com que a gengiva se solte dos dentes permitindo que mais bactérias se acumulem em níveis ainda mais profundos. O mais incrível é que todo esse processo é, em sua maior parte, indolor. Enquanto essas bactérias estão destruindo o osso e causando o progresso da doença periodontal, elas também estão produzindo compostos sulfúricos que causam o mau hálito.

Falta de higiene na língua

A “saburra” é composta de restos alimentares e bactérias que ficam depositadas nas superfícies da língua, e é um fator importante para o desenvolvimento do mau hálito tanto em pacientes saudáveis quanto naqueles com doença periodontal. Para acabar com o mau hálito, devemos remover (através da escovação) esta cobertura (saburra) da língua.

Trabalhos mal executados

Facilitam o acúmulo de alimentos e bactérias. Na verdade, qualquer lugar onde o alimento fique retido – entre os dentes, embaixo de pontes fixas ou móveis, restaurações com excesso, cáries extensas – é um maio favorável para a reprodução das bactérias causadoras do mau hálito.